Visita ao Laboratório de Microbiologia do Hospital Universitário – Campus Londrina

Técnico em Enfermagem

Visita ao Laboratório de Microbiologia do Hospital Universitário

No dia 09 de março alunos do 1º semestre do Curso Técnico em Enfermagem realizaram uma visita técnica ao Laboratório de Microbiologia do Hospital Universitário de Londrina, onde foram recebidos pelos pós-graduandos Alisson Santana da Silva, Thilara Alessandra de Oliveira e Tiago Danelli. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as etapas do processamento de amostras biológicas para pesquisa de microrganismos, incluindo cultura para identificação microbiana e teste de sensibilidade a antimicrobianos.

A atividade fez parte da programação do componente curricular “Biossegurança em Serviços de Saúde”, ministrado pela professora Gabriela Paulino, e contou com a parceria da Prof. Dra. Marcia Regina Eches Perugini, do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O objetivo da atividade foi ampliar a compreensão dos estudantes, e futuros profissionais de saúde, acerca de aspectos microbiológicos relacionados à prática da enfermagem, principalmente no que se refere ao controle de microrganismos multirresistentes, que se constituem em um grave problema nos serviços de saúde.