Técnico em Meio Ambiente – Campus Londrina
Técnico em Meio Ambiente

Técnico em Meio Ambiente

Atualizado em

Copiado!

O Curso Técnico em Meio Ambiente, na modalidade EaD do IFPR, visa capacitar estudantes que concluíram o ensino médio para atuação profissional em sistemas de gestão ambiental e do uso sustentável de recursos, tanto no setor público, quanto na área privada e terceiro setor.

Objetivo do Curso: O Curso Técnico em Meio Ambiente busca formar profissionais com uma visão técnico-científica ampla e atualizada, nas bases e formas da gestão do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais. Para tanto, o curso oferece um percurso formativo que busca unir sustentabilidade e desenvolvimento de modo a contribuir para o crescimento da sociedade com respeito ao meio ambiente.

Perfil do/a Egresso/a: Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades antrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e  reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.

Campo de atuação: Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural; estações de tratamento de resíduos;como profissional autônomo; empreendimento próprio; empresas de licenciamento ambiental; unidades de conservação ambiental; cooperativas e associações.

Oferta: 2017
Resolução de Criação nº  59/2010, de 22 de abril de 2010
Duração: 2 anos
Carga Horária total do curso: 1.264 horas
Modalidade:  a distância
Forma de oferta: Subsequente
Projeto Pedagógico do Curso

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.