Solenidades, acordos e parcerias marcam visita da equipe da Reitoria do IFPR ao Campus – Campus Londrina

Eventos institucionais

Na última segunda-feira (30), o Reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, o Pró-Reitor de Administração, Carlos Eduardo Fonini Zanatta, e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Paulo Tetuo Yamamoto, estiveram em Londrina para participar de solenidades e para discutir, formalizar e fortalecer parcerias institucionais na região.

No período da manhã, representantes da Instituição participaram da solenidade de inauguração do Hub de Inteligência Artificial da cidade de Londrina, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Senai. “A inauguração do Hub configura uma oportunidade de atuação para o IFPR, com a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas e projetos no campo da Inteligência Artificial”, explica o diretor-geral do Campus Londrina, Marcelo Lupion Poleti.

Também foi realizada uma reunião com a Diretoria da Sociedade Rural, representada por Luiz Roberto Ferrari e Moacir Sgarioni, para discutir a vinda de um Polo de Inovação para o Município de Londrina. Também estavam presentes o ex-deputado federal Alex Canziani e a deputada federal Luisa Canziani. Na oportunidade, foram discutidas possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de projetos que envolvem a inovação e tecnologia associadas à Agricultura.

Ainda durante a manhã, o Reitor assinou a escritura que formaliza a doação, pela Prefeitura, do prédio situado à R. João XXIII, nº 600, em Londrina-PR ao IFPR. Há dez anos, diversos cursos técnicos voltados à área da saúde funcionam nesse prédio: Enfermagem, Massoterapia, Prótese Dentária e Saúde Bucal. “Trata-se de um momento histórico para o IFPR, pois finalmente foi possível regularizar a documentação e lavrar a escritura do prédio”, destaca o Reitor.

No período da tarde, em Arapongas, que recentemente recebeu um Campus Avançado do IFPR, o Reitor assinou um Acordo de Cooperação Técnica que viabiliza o início das atividades da Instituição no Município. Atualmente, o IFPR oferta, em Arapongas, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Inglês (Básico e Instrumental) e desenvolve um Projeto de Extensão “Português para Haitianos”. Também está prevista, ainda para 2019, a oferta de um curso FIC em “Microempreendedorismo Individual” no Município.

Por fim, foi realizada uma cerimônia em comemoração aos 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Auditório da unidade da R. Alagoas do Campus Londrina. A solenidade contou com a presença de alunos, ex-aluno e servidores da Instituição, além de autoridades regionais como o vereador Jairo Tamura, o ex-deputado federal Alex Canziani, o assessor de Alex e da deputada federal Luisa Canziani, Luciano Rudnik, e o diretor do Campus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sidney Alves Lourenço.