Saúde Bucal elabora cartilha sobre o diagnóstico e o tratamento da xerostomia – Campus Londrina

Saúde Bucal elabora cartilha sobre o diagnóstico e o tratamento da xerostomia

A cartilha digital “Xerostomia ou Boca Seca? Saiba como diagnosticar e como tratar” foi desenvolvida por alunos e docentes do curso Técnico em Saúde Bucal do Instituto Federal do Paraná, campus Londrina-PR. Consiste no resultado do Trabalho de Conclusão de Curso das estudantes Bianca Pinheiro, Janete Alves e Vânia de Carvalho, sob orientação da professora Juliana Massuia Vizoto. Trata-se, também, de uma parceria com o projeto de extensão Educação em Saúde.

Esse compêndio, que está disponível em meio digital, reúne as principais informações sobre o diagnóstico e o tratamento da xerostomia, além de orientações aos pacientes, especialmente aos idosos, que são o grupo mais acometido. Destaca-se que as informações organizadas na cartilha são resultado de uma intensa revisão de literatura, abrangendo publicações científicas atualizadas e recentes sobre o tema, e que o material não substitui a conversa entre paciente e profissional da saúde.

Confira aqui a cartilha, e também na página do curso de Técnico em Saúde Bucal.