Projeto promove ações de permanência e êxito para estudantes do Ensino Médio – Campus Londrina

Eventos institucionais

Projeto promove ações de permanência e êxito para estudantes do Ensino Médio

Projeto SEPAE

O Projeto de Ensino “Acompanhamento pedagógico de estudantes do IFPR – Campus Londrina: ações para permanência e êxito” encerrou, no dia 28 de novembro, suas atividades em 2019. Durante o ano, estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio participaram de encontros semanais organizados pelos servidores: Tania Peralta, Pedagoga, Daniele Volante, Técnica em Assuntos Educacionais e Isaías Venâncio, Professor. O projeto também contou com o apoio das estudantes estudantes do último ano do Curso Técnico em Biotecnologia: Eduarda Goulart e Laura Rocha.

Durante os encontros, a equipe contou com a colaboração de convidados internos e externos. Dentre as ações que se destacaram estão: orientações relacionadas à ansiedade no ambiente escolar; desenvolvimento de mapas mentais e conceituais e direcionamentos para apresentações de trabalhos. Além disso, o projeto também contou com oficinas como Kanban, organização do calendário escolar e do caderno, agenda de estudos, anotações em sala de aula e resumos para revisão de conteúdos.

De acordo com Tania, “o desenvolvimento do projeto se deu de forma dinâmica e contou com a participação ativa dos estudantes, que buscou apoiá-los nas atividades desenvolvidas dentro da Instituição”, explicou.

O Projeto teve como objetivo auxiliar os estudantes no processo de adaptação ao IFPR e contribuir com o desenvolvimento da autonomia, do hábito de estudos e das estratégias de aprendizagem. Para tanto, os estudantes participantes levantaram algumas demandas e a equipe de colaboradores organizou os encontros para atender as necessidades observadas junto aos estudantes e aos colegiados dos cursos.