Projeto do Campus faz doação de quase 400 protetores faciais – Campus Londrina

COVID-19

Projeto do Campus faz doação de quase 400 protetores faciais

Publicado em

Copiado!

O projeto “Apoio à rede de assistência de saúde do município de Londrina-PR no processo de enfrentamento da emergência de saúde pública COVID-19” fez a doação de quase 400 protetores faciais (face shield) a profissionais de saúde, que estão na linha de frente nos hospitais e unidades de saúde, além da doação de máscaras cirúrgicas que o Campus já possuía em estoque.

Nascido da vontade de professores em apoiar os profissionais da saúde a enfrentarem mais um problema grave: a falta de equipamentos de proteção em ambientes como hospitais e unidades de triagem para o COVID-19, o projeto realiza a produção de protetores faciais de forma colaborativa e voluntária, por meio de impressora 3D. A iniciativa colaborativa conta com a participação do grupo de Makers de Londrina  (Impressão 3D – Londrina), CODEL, Empresa Cobra e a escola St. James. De acordo com a Coordenadora do Projeto, profª Berenice Tomoko Tatibana “com estes parceiros, está sendo possível disponibilizar o conhecimento e comprometimento com demandas nas áreas da saúde, educação e tecnologia. Neste momento de pandemia devido ao COVID-19, unimos tecnologia, solidariedade, expertise e experiência acumulada junto a parceiros e sociedade civil”

A coordenadora do projeto profª Berenice T. Tatibana, também afirma que “acreditamos que o IFPR deve se unir a este movimento voluntário por reunir expertise nas áreas da saúde e informática. Esta proposta significa união de esforços das instituições e sociedade civil para resolução de um problema concreto; que pode significar salvar vidas pela minimização do processo de disseminação do vírus”.

Sobre as Doações

Dia 15/04: Entrega de 300 Protetores Faciais para Hospital do Câncer de Londrina (HCL) confeccionadas de modo colaborativo  com os parceiros.  A demanda dos itens foi recebida, pelo Campus, do HCL e da Autarquia Municipal de Saúde do município em razão de outro projeto “Estudo e Apoio no Processo de Atenção e Prevenção ao Câncer de Boca” que atua a anos na área de saúde.

Dia 28/04: Entrega de 30 Protetores Faciais no Gabinete do Secretário Municipal de Saúde e mais de 40 unidades no HCL.

Sobre o Projeto

Objetivo: a produção de EPIs de proteção facial, em impressora 3D, para profissionais de saúde, que estão na linha de frente nos hospitais e unidades de saúde, mantendo neste momento as ações de enfrentamento ao Covid-19. Tem por finalidade ampliar o campo de proteção em procedimentos que possam gerar gotículas na face do profissional de saúde.

O projeto foi financiado pelo Edital interno, “Chamada de apoio à projetos de extensão, pesquisa e inovação para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19)” Edital n°12, de 19 de março de 2020” IFPR/Proepi. E tem como coordenadora, a profª Berenice Tatibana, e vice-coordenador prof. Flavio Navarro Fernandes.

Topo