Práticas Interdisciplinares para o Ensino de Ciências – Campus Londrina
Práticas Interdisciplinares para o Ensino de Ciências

Atualizado em

Atenção! Está disponível o Edital de Resultado Final e a Convocação para a Matrícula. Confira em: Editais – Pós-graduação

O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS tem por objetivo promover o aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e saberes docentes, a partir do desenvolvimento de práticas interdisciplinares para o ensino de Ciências com os seguintes objetivos específicos:

• proporcionar o desenvolvimento profissional e formação continuada de docentes da educação básica para o ensino de Ciências;
  • possibilitar a compreensão de processos de ensino e aprendizagem interdisciplinar em Ciências;
  • promover um espaço de reflexão, discussão e problematização de temas relevantes para o ensino de Ciências na educação básica;
  • promover a construção de práticas interdisciplinares que contemplem o ensino de Ciências em diferentes contextos e espaços escolares;
  • estabelecer parcerias que estimulem o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, entre o IFPR- Londrina e as instituições atendidas.

PÚBLICO ALVO

O Curso de Especialização em Práticas Interdisciplinares para o Ensino de Ciências é dirigido aos portadores de diploma ou certificado de conclusão de graduação obtida em cursos reconhecidos pelo MEC na área de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Física ou áreas afins, ou Pedagogia, considerando-se para todos os efeitos como aluno regular aquele que apresentar o diploma do curso de graduação.

CARGA HORÁRIA: 360 horas

PERÍODO e HORÁRIO DE AULAS: previsão de início em 20 de agosto de 2019 até o final do período letivo de 2020, preferencialmente nas terças-feiras e quintas-feiras no período noturno das 19 às 22h15.

LOCAL: Instituto Federal do Paraná – campus Londrina. (II Semestre de 2019 na Unidade Alagoas – Rua Alagoas, 2001. No ano de 2020 poderá alterar para a Unidade Zona Norte)

Nº de VAGAS: 25 vagas

PROCESSO SELETIVO: Prova dissertativa – 22 de julho de 2019 – e análise de currículo

COMPONENTES CURRICULARES

Carga horária (hora relógio)
1. Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências 9h
2. O laboratório de Ciências como espaço de ensino e aprendizagem 51h
3. Uso de tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Ciências 30h
4. Construção e adaptação de materiais para Educação Inclusiva em Ciências 30h
5. Alimentação escolar como ferramenta para o desenvolvimento de práticas educacionais 45h
6. Educação ambiental: Práticas da alfabetização científica em ambientes não-formais 45h
7. Astronomia e o Ensino de Ciências 30h
8. Ludociências: jogos e outras atividades lúdicas para o ensino de Ciências 45h
9. Metodologia científica 12h
10. Desenvolvimento de prática educacional para o ensino de Ciências* 63h

Documentos:

Edital 130 – Resultado Final e Convocação para a Matrícula (Publicado em 05/08/2019 às 16h09)

Formulário de Recursos (Publicado em 01/08/2019 às 10:59)

Edital 127 – Resultado Provisório (Publicado em 31/07/19 às 18h34).

Edital 119 – Homologação dos Candidatos (Publicado em 05/07/19 às 13h28)

Edital 100 – Abertura do Processo Seletivo

ANEXO I (modelo para currículo)

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.