Maio Amarelo: projeto conscientiza sobre mortos e feridos no trânsito – Campus Londrina

Técnico em Enfermagem

Maio Amarelo: projeto conscientiza sobre mortos e feridos no trânsito

O curso Técnico em Enfermagem, por meio do projeto “365 dias promovendo saúde e cuidados”, produziu um vídeo com depoimento de pessoas que se envolveram em acidentes graves de trânsito. O objetivo da atividade é conscientizar e sensibilizar as pessoas para valorizar a vida e ter mais atenção e cuidado enquanto estiverem dirigindo.

O vídeo, que conta com tradução em libras, foi desenvolvido como parte do movimento “Maio Amarelo”. Assista ao vídeo e compartilhe!

Sobre o Maio Amarelo

O movimento “Maio Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição ocorreu em 2014. Ele foi criado com base em uma resolução da Assembleia-geral das Nações Unidas, em maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Este ano o tema é “Perceba o risco. Proteja a vida” e focará em ações nos meios digitais. Fonte: DNIT – Movimento Maio Amarelo 2020 será focado nos meios digitais.

Sobre o Projeto “365 dias promovendo saúde e cuidados”

Iniciado em 2017, já teve a participação de aproximadamente 130 estudantes. O objetivo do projeto é inserir o aluno do curso Técnico em Enfermagem no contexto de promoção, prevenção e cuidados em saúde na comunidade acadêmica e externa.

Segundo a coordenadora do projeto, profª Juliane Pagliari Araujo, todos os meses o projeto realiza uma atividade diferente, seja interagindo com as datas comemorativas estabelecidas pelo Ministério Público, ou seja pelo calendário anual. De acordo com a docente, além de ações de educação em saúde para a prevenção do suicídio, do câncer de mama, da infecção hospitalar entre outros, o projeto também já realizou campanhas de arrecadação. Em 2018, foram arrecadados cerca de 200 lenços para os pacientes do Hospital do Câncer em Londrina. Já em 2019, para o Dia das Crianças, foram arrecadados aproximadamente 800 brinquedos para doação.