Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Londrina
Licenciatura em Ciências Biológicas

Atualizado em

Apresentação

O Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas tem duração de 4 anos, possuindo uma perspectiva multirreferencial e transdisciplinar, com o objetivo de formar profissionais docentes que sejam agentes transformadores da realidade, preparados como educadores para o século XXI, conscientes da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da formação integral do cidadão, a fim de preservar e manejar a biodiversidade, saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, gestão ambiental, nos aspectos técnicos-científicos. Esse docente poderá lecionar Ciências para as séries finais do Ensino Fundamental e biologia para o Ensino médio, além de poder atuar em outras áreas da Educação Tecnológica.

Horário de oferta de curso: segunda a sexta-feira, das 19h00 às 22h35 (com realização de estágios no terceiro e quarto anos, provavelmente, nos turnos matutino e vespertino e com possibilidade de realização de atividades aos sábados).

Tempo de duração do curso: 4 anos.

Carga horária: 3213h.

Local: Avenida da Liberdade, nº 855, Carnascialli, Londrina/PR.

Fone: (43) 3878 – 6300.

Número vagas do curso: 40.

Modalidade: Presencial.

Nível: Licenciatura.

Valor: Gratuito

Forma de Ingresso: Processo Seletivo (prova).

Requisitos de Acesso ao Curso: Ensino médio completo.

Início das aulas: 1º semestre de cada ano.

Projeto Pedagógico do Curso

PPC Licenciatura em Ciências Biológicas – IFPR Londrina

Núcleo Docente Estruturante

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Coordenador(a): Luciana Fernandes de Oliveira

e-mail: sup.lcb.londrina@ifpr.edu.br

Colegiado

Matriz Curricular

Matriz curricular

Repositório dos TCCS do Curso

Resumos dos TCCs defendidos

Trabalhos já publicados

Turma 2016

• LIMA, K.; PEREIRA, P.; LIMA, J. Ensino de Ciências por investigação em Ciências Biológicas: revisão sistemática de literatura em artigos de periódicos nacionais classificados no Qualis. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-34, 8 jan. 2021.

Turma 2015

• DOI, Amanda Caroliny; KIRSCH, Deise Becker; IACHEL, Mariana Vaitiekunas Pizarro. Fatores que influenciaram na evasão na licenciatura em ciências biológicas de uma instituição federal de ensino. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga, v. 9, n. 10, p. 378-391, 2019.
  • FERNANDES, L.; ZIROLDO, B. D. . O uso de infográficos de genética como recurso didático no ensino médio. Revista Exitus, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e020121, 2020. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1486. Disponível em: https://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1486. Acesso em: 11 jan. 2021.
  • MORAIS, Lilian Miriam Oliveira de; PEREIRA, Paulo Antônio Cypriano; ZEQUI, João Antônio Zequi. A transposição didática como estratégia de ensino: uma proposta baseada no estudo de ovos de Aedes aegypti. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., 2019, Natal. Anais […]. Natal: UFRN, 2019. p. 1-11. Disponível em: https://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1303-1
  • SILVA, Isabel Maria Girarducci da; MARESTONI, Luiz Diego. Produção do etanol de cana-de-açúcar como tema interdisciplinar no ensino médio. EDUCA: Revista Multidisciplinar de Educação, Porto Velho, v. 7, p. 532-552, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4296/3317

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.