IFPR abre processo seletivo para cursos técnicos e superiores – Campus Londrina

processo seletivo 2023

IFPR abre processo seletivo para cursos técnicos e superiores

Nesta segunda-feira (29), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) dá início ao período de inscrições para o Processo Seletivo 2022/2023, que visa selecionar candidatos para os cursos técnicos e de graduação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de setembro, pelo site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná, que é a banca organizadora das provas. A solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição deve ser feita até o dia 12 de setembro, pelo mesmo endereço eletrônico.

O Campus Londrina oferece vagas para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Biotecnologia e Informática, para os Cursos Subsequentes em Técnico em Enfermagem, Técnico em Massoterapia, Técnico em Prótese Dentária e Técnico em Saúde Bucal, e para os Cursos de Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Todas as informações referentes ao PS 2022/2023 do IFPR podem ser encontradas nos editais 100/2022 (cursos técnicos) e 101/2022 (cursos de graduação).

Inscrição e isenção da taxa

As inscrições podem ser realizadas até 16h do dia 29 de setembro de 2022 e têm um custo de R$ 50 para os cursos técnicos e de R$ 80 para os cursos de graduação. Os candidatos que comprovarem não poder arcar com o valor da taxa podem pedir a isenção do seu pagamento, até o dia 12 de setembro, também pelo site da banca organizadora.

Acesse o formulário de inscrição (é necessário fazer cadastro no Portal do Candidato do Núcleo de Concursos).

Integrados, subsequentes e de graduação

O processo seletivo do IFPR oferece opções de formação que atendem estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e também os que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. São cinco tipos de cursos ofertados pelo IFPR neste processo seletivo:

• Cursos técnicos integrados: oferecidos a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Nesta forma de oferta, o estudante vai cursar o Ensino Médio de forma integrada à formação técnica, concluindo os dois cursos ao mesmo tempo no IFPR.
  • Cursos técnicos subsequentes: oferecidos a quem já tenha concluído o Ensino Médio, conferindo ao estudante habilitação profissional técnica de nível médio.
  • Cursos de Bacharelado: curso superior com organização curricular voltada à formação científica e humanística, conferindo ao diplomado conhecimentos em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
  • Cursos de Licenciatura: curso superior com organização curricular que habilita plenamente o profissional a atuar como professor na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com o grau de licenciado.
  • Cursos de Tecnologia: curso superior que possui organização curricular estruturada a partir de eixos tecnológicos, habilitando o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias, com o grau de tecnólogo.

Inclusão social

No ato da inscrição, o candidato pode optar por concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência ou então às vagas destinadas à política de cotas adotada pelo IFPR. Atualmente, 80% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à política de cotas da instituição. Elas estão assim divididas:

• 60% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas do Brasil, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse percentual ainda é igualmente subdividido entre os candidatos que possuam renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.818) e demais candidatos, havendo ainda dentro de cada uma dessas subdivisões reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; pessoas com deficiência.
  • 10% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos.
  • 5% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados indígenas.
  • 5% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos com deficiência.

Os 20% restantes do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são destinados à ampla concorrência.

Provas

As provas do Processo Seletivo 2022/2023 serão realizadas em 28 cidades do Paraná, no dia 6 de novembro de 2022. A aplicação da prova será realizada simultaneamente em Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

As provas para os cursos técnicos serão compostas de 40 questões objetivas e uma questão discursiva de Língua Portuguesa. Já para os cursos superiores, as provas serão compostas por 50 questões objetivas e uma questão discursiva de Língua Portuguesa.

Mais informações

Mais informações sobre o Processo Seletivo 2022/2023 podem ser encontradas no site do IFPR (www.ifpr.edu.br) e no site da banca organizadora das provas (www.nc.ufpr.br).