Formandos do curso Técnico em Biotecnologia participam de atividades de encerramento do período letivo – Campus Londrina

Ensino Médio

No dia 04 de dezembro de 2019, a turma do 4º ano do Curso de Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio reuniu-se em uma atividade de encerramento do período letivo. Em fevereiro do mesmo ano, orientados pela professora Karen Alves Andrade Moscardini, os discentes escreveram cartas endereçadas a eles mesmos – retratando seus medos, ansiedades e expectativas – que somente seriam devolvidas e lidas ao final do ano.

A escrita como instrumento na construção da memória e de expressão da subjetividade foi reforçada na prática visando ao desenvolvimento das diversas habilidades de escrita. O encerramento contou com a colaboração da professora Kátia Socorro Bertolazi, da área de Matemática, que reforçou a trajetória estudantil da turma, seus sucessos e contribuições para a consolidação do curso.

Comunicação escrita e competências linguísticas são valorizadas e aplicadas no processo de ensino e de aprendizagem em Matemática

A turma desenvolveu uma relação especial com a escrita nas aulas de Matemática ao longo dos quatros anos do curso. Já no primeiro ano, em 2016, a Profª Kátia os recepcionou com uma atividade intitulada “Reflexões envolvendo Matemática, Cognição e Percepções Psicoemocionais” para incentivar a expressão e externalização de sentimentos em relação à Matemática, e contar as expectativas de aprendizagem para a área no Ensino Médio.

Em 2017, os estudantes realizaram práticas de “Autoavaliação Matemática”. Na ocasião foram elaborados relatos de experiências destacando as contribuições das aulas de Matemática para formação educativa nas dimensões científica, cidadã e acadêmica. Já o ano de 2018 foi marcado pelas “Memórias matemáticas” com o objetivo de descrever a vivência com alguma atividade, objeto ou momentos escolares que remetesse lembranças da trajetória pessoal, envolvendo experiências de aprendizagem matemática.

Para a celebração do painel da escrita nas aulas de Matemática de 2019, a turma foi convidada a participar das atividades do projeto de extensão “Matemática olímpica: da acessibilidade ao sucesso” para produzirem uma exposição no dia da Consciência Negra, com o tema “Ciência invisível”. A finalidade do evento era a de contribuir para a popularização da cultura científica africana. Para isso, os alunos pesquisaram histórias de personalidades que colaboraram para a construção do conhecimento em várias áreas da Ciência, tais como Matemática, Biotecnologia, Física, Química e Ciências Humanas.

Em seguida, para encerrar a experiência com a produção escrita matemática, o projeto de extensão “Matemática olímpica: da acessibilidade ao sucesso” em parceria com o CEPECH/IFPR-Campus Londrina propôs um olhar reflexivo para aspectos matemáticos integrados na sociedade, dialogando com a diversidade cultural entre Ciência e Arte. Os textos produzidos para a exposição “Crônicas matemáticas” tiveram por objetivo evidenciar a presença da Matemática em atividades e situações do cotidiano que estão repletas de padrões. As crônicas inéditas foram expostas no II CEPEC(H)ARTE que aconteceu no dia 06 de dezembro na unidade Alagoas do Campus Londrina.