Estudantes do Ensino Médio entrevistam angolano e promovem interculturalismo – Campus Londrina

Estudantes do Ensino Médio entrevistam angolano e promovem interculturalismo

Estudantes do Ensino Médio entrevistam Angolano

A turma do 4º ano do Curso Técnico de Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio realizou, no dia 30 de outubro, uma entrevista com o angolano Diamantino Gabriel Teca Bento, com o objetivo de conhecer mais acerca da Angola e do continente africano. Após a professora de Língua Portuguesa Karen Moscardini ter trabalhado com as literaturas africanas, essa oportunidade enriqueceu o conhecimento intercultural dos estudantes.

Diamantino tem 37 anos e veio para o Brasil há 5 meses, buscando formação. Vindo de uma família humilde, nasceu em Luanda, capital de Angola, e decidiu partir para o território brasileiro para continuar seus estudos.

Produtiva, a entrevista rendeu diálogos diversificados com a receptividade de cada um dos lados: tanto dos alunos quanto de Diamantino. Trocaram informações a respeito de música, culinária, tradições, brincadeiras de infância, costumes, variação linguística, educação, história da nação, entre outros.

É impossível falar da África e não falar do Brasil”, afirmou Diamantino, que enalteceu o reconhecimento brasileiro à independência de Angola. Segundo ele, o Brasil é visto com bons olhos e é tido como uma oportunidade para muitos, já que o próprio angolano veio para o país e estuda seus elementos culturais. Além disso, Diamantino também comentou que a Angola precisaria de uma abertura maior em relação ao Ensino Superior, pois, de acordo com ele, seu país carece de opções mais variadas de cursos.

A atividade reforçou a necessidade de perceber as diferentes culturas além dos estereótipos e inseriu os estudantes em uma situação real de uso da linguagem, da qual resultará, também, a entrevista escrita.

Confira, na íntegra, a entrevista e algumas fotos da atividade.