Curso Técnico em Enfermagem promove ação educativa sobre o Sarampo – Campus Londrina

Técnico em Enfermagem

Curso Técnico em Enfermagem promove ação educativa sobre o Sarampo

Ação Educativa sobre o Sarampo

Entre os dias 22 e 25 de outubro, o médico epidemiologista Dr. Flávio Sant’ Anna, a farmacêutica Juliana Dotti e as enfermeiras Gisele Negrão e Talita Sereza, da 17ª Regional de Saúde, visitaram as Unidades Alagoas e Dom Bosco para promover palestras sobre o sarampo. Essa atividade foi organizada por docentes do Colegiado de Enfermagem, vinculados ao projeto de extensão “365 dias promovendo saúde e cuidados”.

Aproximadamente 280 pessoas, entre alunos e servidores, participaram da ação educativa. A realização das atividades proporcionaram aos participantes maior conhecimento sobre o sarampo e buscaram estimular a procura pela vacina tríplice viral nas unidades básicas de saúde (UBS).

Conheça mais sobre o sarampo, os sintomas e a prevenção

O sarampo é uma doença viral, infecciosa, aguda, potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa. É transmitida por meio de secreções respiratórias expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar, e também por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, principalmente em ambientes fechados.

Os principais sinais e sintomas são: febre alta (acima de 38,5ºC), tosse, coriza, conjuntivite, fotofobia, manchas de Koplik (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal), prostração, exantema (manchas vermelhas) que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, em seguida se espalham pelo corpo.

Confira o esquema de vacinação tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola):
  • De 01 a 29 anos de idade: 2 doses da vacina (a primeira dose deve ser a partir dos 12 meses de idade);
  • De 30 a 49 anos de idade: 1 dose da vacina;
  • Profissionais da saúde, independentemente da idade: 2 doses da vacina.

* A vacina está contraindicada para gestantes e pessoas com imunodepressão ou imunossupressão.

A vacinação é a melhor forma de prevenção contra o sarampo! Veja na sua carteirinha de vacinação se já foi imunizado contra a doença.