Edital nº 150 – Resultado Final e Convocação para a Matrícula
ANEXO I – Declaração de Renda Bruta Familiar
ANEXO II – Autodeclaração Racial
ANEXO III – Procuração para a Matrícula
Gabarito Provisório – prova de suficiência de língua espanhola
Edital nº 149 – Resultado Provisório após a prova escrita (publidado em 03/09/2019 – às 16h31)
Edital nº 146 2019 – Homologação das inscrições (publicado em 30/08/2019 às 16h24)
Formulário de Inscrição – Curso pré-intermediário de Espanhol
O ensino de Língua Espanhola está pautado na perspectiva do letramento, ou seja, da valorização das práticas sociais que envolvem o uso oral e escrito da língua, bem como no desenvolvimento das competências comunicativas propostas por Canale e Swain (1980 apud COIMBRA, CHAVES, 2016): as competências linguística, sociolinguística, discursiva e estratégica. Como objetivos específicos, foram adaptados aqueles previstos pela chamada grelha para auto-avaliação do QECR (cf. ALVES, 2001) e incluídos outros ligados à abordagem do letramento.
Assim, espera-se que o curso oportunize ao aluno:
O aluno seja capaz de compreender as ideias principais quando o discurso é claro e são tratados assuntos quotidianos, que têm lugar no trabalho, na escola, durante o tempo de ócio; que ele seja capaz de compreender textos escritos numa linguagem de uso habitual e quotidiano, bem como descrição de acontecimentos, sentimentos e desejos.
Espera-se que ele possa desenvolver-se em quase todas as situações que se apresentam quando se viaja para onde se fala essa língua, participando espontaneamente numa conversação que trate temas quotidianos de interesse pessoal ou que sejam pertinentes para a vida diária (como família, hobbies, trabalho, viagens e acontecimentos atuais) e que seja capaz de escrever textos simples e bem relacionados sobre temas que são conhecidos ou de interesse pessoal.
Espera-se, ainda, que o aluno desenvolva uma perspectiva crítica – e não instrumental – em relação à língua, compreendendo que a língua não existe por ela mesma, mas na interação entre sujeitos, socialmente construídos, cujas relações são imbuídas de relações identitárias e de poder.