Campus produz revista digital com informações sobre a Covid-19 – Campus Londrina

Campus produz revista digital com informações sobre a Covid-19

Alunos do curso Ciências Biológicas-Licenciatura desenvolveram a revista digital @Biocontextos, disponível no Instagram e Facebook. O objetivo da revista é divulgar informações sobre a pandemia e endossar o movimento de fortalecimento e legitimação do discurso científico, tão caro às instituições de ensino e necessário para a construção e transformação de realidades sociais.

A ideia surgiu na disciplina optativa “Gêneros de Divulgação Científica”, ofertada pela Profª Drª Karen Alves de Andrade Moscardini. Segundo a docente, com o isolamento social, percebeu-se a importância da criação da revista como uma forma de contribuir com informações científicas de relevância social.

Sobre a Revista @Biocontextos

De fluxo contínuo, a Revista é aberta para a publicação de alunos e servidores do IFPR durante a pandemia e aceita textos dos mais diversos gêneros do discurso pertencentes à esfera científico-acadêmica. Os interessados em submeter textos devem enviar e-mail para biocontextos@gmail.com.

De acordo com o editorial, a revista cumpre com a agenda ética e social de toda comunidade acadêmica de superar os limites acadêmicos – muitas vezes, oriundos das convenções de escrita da academia – para promover a transformação social por meio da construção de realidades possibilitadas pela partilha do conhecimento científico.

A Docente Marília Curado Valsechi, que já contribuiu na revista, acredita que por meio desta “os alunos participam da prática social de construção de uma revista científica, a partir de uma situação real de comunicação, editando, organizando e produzindo textos de diferentes gêneros discursivos que serão lidos por vários interlocutores com propósitos que extrapolem o circular ‘escrever para aprender a escrever’ típico de atividades pedagógicas que se restringem à sala de aula e à interlocução professor e aluno.”

Clique para acessar a Revista: @Biocontextos no Instagram, @Biocontextos no Facebook

Sobre a disciplina Gêneros de Divulgação Científica

De acordo com a profª Karen, “o objetivo principal da disciplina Gêneros de Divulgação Científica era desenvolver a competência escrita dos estudantes de licenciatura ao incentivar a produção de diversos gêneros textuais visando à difusão de conhecimentos de interesse cidadão. Era levar os alunos a escreverem de forma adequada a um público leitor não especializado, mostrando que a ciência faz parte do dia a dia de todos nós e que sua compreensão é indispensável para o rompimento de algumas barreiras sociais”.