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Língua Inglesa

Objetivos

O ensino de língua Inglesa está pautado no desenvolvimento de quatro habilidades principais, quais sejam: compreensão oral, compreensão escrita, produção escrita, produção oral. Esses objetivos específicos têm como base a chamada grelha para auto-avaliação do QECR para cada uma das habilidades requeridas.

 

Para a habilidade de compreensão escrita, espera-se levar o aluno a:

  • Compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos;
  • Ler textos curtos e simples. Ser capaz de encontrar uma informação previsível e concreta em textos simples de uso corrente, por exemplo, anúncios, folhetos, ementas, horários. Ser capaz de compreender bilhetes curtos e simples, e-mails ou mensagens.

 

Para a habilidade de produção oral, espera-se levar o aluno a:

  • Comunicar-se de forma simples, desde que o seu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e ajude a formular naquilo que se pretende dizer. Formular perguntas e respostas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata;

 

Produção Oral

  • Utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vive e pessoas que conhece;
  • Utilizar uma série de expressões e frases para falar, de forma simples, da sua família, de outras pessoas, das condições de vida, do seu percurso escolar e do seu trabalho atual ou mais recente;

Para a habilidade de produção escrita, espera-se levar o aluno a:

  • Escrever um postal simples e curto, por exemplo, sobre férias ou postagens em redes sociais. Preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, endereço e nacionalidade;
  • Escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata. Escrever um bilhete, mensagem ou e-mail muito simples, por exemplo, para agradecer alguma coisa a alguém.

 

Perfil Profissional de Conclusão

O estudante deverá ser capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas em enunciados simples; apresentar-se e apresentar a outros; fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais (o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem); comunicar-se na língua inglesa de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante; ser capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante); ser capaz de se comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais; descrever, de modo simples, a sua formação, o meio circundante e, ainda,  assuntos relacionados com necessidades imediatas.