Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro

Capacitação em Odontologia Hospitalar para o Técnico em Saúde Bucal

Objetivos do Curso

O curso tem como objetivo capacitar e certificar o profissional Técnico em Saúde Bucal para atuar no âmbito hospitalar conforme regulamento do Código de Ética Odontológica (CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA, 2012) e a Lei Federal nº 11.889 de 24 de dezembro de 2008 (BRASIL, 2008a). Desta forma, contribuir para a inclusão e o fortalecimento da profissionalização do pessoal Técnico da Odontologia. Buscam-se ainda os seguintes objetivos:

Sendo assim, o curso objetiva proporcionar o desenvolvimento destas competências profissionais e trabalhar na organização curricular um caminho metodológico que privilegie a prática pedagógica contextualizada. Deste modo o aluno será desafiado frente a situações problema que possibilitem o exercício contínuo da mobilização e a articulação dos saberes necessários para a ação e a solução de questões inerentes à natureza do trabalho e às constantes transformações que lhe são impostas e às mudanças socioculturais relativas ao mundo do trabalho. O perfil profissional de conclusão busca considerar os processos de trabalho de complexidade crescente, relacionados com a Odontologia e o setor hospitalar com o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.

Perfil profissional de Conclusão

O TSB tem como perfil profissional a formação humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Ao final do Curso, o aluno estará qualificado como TSB em ambiente hospitalar, cujas atribuições (sempre sob a supervisão do CD) estão definidas segundo a Lei Nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008 (BRASIL, 2008a), além das atividades previstas para o ASB:

Desta forma, respeita-se na íntegra o perfil que recomenda a Classificação Brasileira de Ocupações (BRASIL, 2002) para este profissional que deverá planejar o trabalho técnico-odontológico em consultórios, clínicas, laboratórios de prótese e em órgãos públicos de saúde como os hospitais.