Campus Londrina participa da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Londrina – Campus Londrina

Notícias

Campus Londrina participa da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Londrina

Publicado em

Copiado!

Nos dias 23 e 24 de março, o Campus Londrina, representado pela Professora Berenice Tomoko Tatibana, docente do curso Técnico em Saúde Bucal, participou da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Londrina, que teve como tema central “Democracia e Saúde“.

Imagens: Comissão Organizadora do Evento

A convite da Comissão Organizadora, a professora fez parte da Comissão de Relatoria da Conferência.  “A participação da Instituição nessa instância é importante por se tratar de um espaço em que a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde e assegurar que sejam postas as diversas formas de pensar o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio desse evento, o IFPR teve a oportunidade de participar da construção coletiva de um SUS de qualidade para a população”, explica a docente. 

Sobre as Conferências de Saúde

Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários.

Metade das cadeiras é destinada a usuários do SUS, 25% para trabalhadores, 12,5% para gestores e 12,5% para prestadores de serviço.

Este ano, a conferência abordou temas como “Saúde Como Direito”; “Fortalecimento do SUS”; “Financiamento”;  “Controle Social” e “Atenção Básica”. 

Imagens: Comissão Organizadora do Evento

 

 

 

 

 

 

 

Topo