Alunos do IFPR-Londrina participam de ações de empreendedorismo com a Aintec e a Intuel – Campus Londrina

Durante os meses de outubro e novembro, foram promovidas ações de empreendedorismo e inovação pelos professores Adriana Carniello e Rodolfo Barriviera, da disciplina de Empreendedorismo em conjunto com as colaboradoras da Agência de Inovação da Uel (Aintec), Bruna Ferrari Coelho, gerente da Incubadora de Empresas da Uel (Intuel) e Mariana Paschoal, jornalista

Participaram diretamente destas ações os alunos do 6º período do curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) e do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Informática (TINFEM).

Segundo Adriana Carniello: “Essas ações tiveram por objetivo estimular os alunos a desenvolverem e aplicarem uma visão mercadológica aos projetos de pesquisa e inovação que os alunos desenvolvem no campus. Os alunos desenvolveram o Business Model Canvas para seus projetos, uma ferramenta de gerenciamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio. Além de desenvolverem o Canvas, os alunos apresentaram seus projetos no formato de pitch, uma breve apresentação para que novos negócios possam atrair a atenção de investidores e clientes que está em alta no mundo dos negócios. Com certeza, é um grande desafio para um aluno empreendedor, em poucos minutos, apresentar seu projeto de negócio de forma clara, sucinta e atrativa”.

26/10 (sexta)

– Entrega dos modelos de negócios (projetos de trabalho de conclusão de curso), elaborados com a ferramenta Canvas, pelos alunos.

– Palestra sobre como elaborar um bom pitch, proferida por Bruna Ferrari Coelho e oficina de construção de pitch com os alunos presentes.

13/11 (terça)

Meetup com Bruna Ferrari Coelho e Mariana Paschoal da Aintec (apresentação de pitches dos negócios para uma banca).

Os negócios apresentados no formato pitch foram: Massari Glass, Super Questão, TOTHIO.COM, Jogo de Liderança, LondrinaBus, BuscaPerto e Funcionare.

Créditos: Adriana Carniello