Trabalho do Campus Londrina é premiado no VII SEPIN – Campus Londrina

Trabalho do Campus Londrina é premiado no VII SEPIN

O trabalho “Processo de cuidado em oncologia do Técnico em Saúde Bucal: Projeto de extensão tecnológica e a oportunidade da práxis”, conquistou o 1° Lugar na área de Saúde, categoria Ensino Médio, no VII Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação (SEPIN) do IFPR, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de outubro na cidade de Londrina.

O estudo, orientado pela Professora Berenice Tomoko Tatibana, é de autoria dos estudantes Fernanda de Souza, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX) e Osvaldo Pedro Panzo, bolsista do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação Científica (PIBIC-Jr), em co-autoria, dos professores Juliana Mariano Massuia Vizoto, Carlos Alexandre Bertoncelo e Manoel Martin Junior.

De acordo com a professora Berenice, a obtenção dessa premiação “foi um indicativo da importância do Projeto e de como é possível realizar a relação dialógica entre o saber formal e a prática dentro de uma metodologia de ensino-aprendizagem que envolve um cenário de prática diferenciado proporcionado pela Extensão”.

O Projeto de Extensão “Estudo e Apoio no Processo de Atenção e Prevenção ao Câncer de Boca”, ao qual o trabalho está vinculado, tem como objetivo integrar Centros de Ensino e Pesquisa , buscando a criação de produtos, serviços e empreendimentos sustentáveis para compor uma Rede de parceiros Públicos e Privados de Pesquisa e Atenção ao Paciente com Câncer Bucal em Londrina e para que o IFPR Campus Londrina seja uma referência em promoção da saúde.

O trabalho tem também como proposta desenvolver expertise na abordagem do Câncer Bucal, já que a região é referência no ramo de desenvolvimento e produção no setor da saúde. Desta forma, além dos benefícios de assistência para o paciente com Câncer Bucal, propicia-se intercâmbio com entidades científicas, de ensino e de desenvolvimento social, bem como o desenvolvimento de estudos e pesquisas por entidades públicas e privadas com desenvolvimento de tecnologias, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos. Como resultado, pode apoiar, colaborar e oferecer oportunidades para investidores em projetos que objetivem a descoberta de novos produtos e serviços na área de saúde além de estimular o aumento de investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento da área da saúde.

Dentre as ações de extensão mais significativas desenvolvidas no âmbito desse Projeto, destacam-se as atividades relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com a geração de conhecimento e busca e aplicação de produtos e tecnologias para melhoria da qualidade de vida do paciente com câncer bucal. Envolve processos de prestação de serviços (o que inclui a laserterapia e serviço de ambulatório no Hospital de Câncer de Londrina) ligados à assistência e educação.