Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas dá início às atividades do PIBID e da Residência Pedagógica no Campus Londrina – Campus Londrina

No dia 05 de setembro, foram iniciadas as atividades do

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências da Natureza/Biologia a e da Residência Pedagógica em Biologia no IFPR Campus Londrina.

Na abertura dos trabalhos, além dos participantes dos Programas, estiveram presentes o Diretor-Geral, prof. Marcelo Poleti, e o Diretor de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, prof. Fernando Accorsi. Em suas falas, os diretores destacaram os resultados positivos desses Programas para as Licenciaturas no País e para a valorização da carreira do magistério.

Também participaram da atividade os professores Paulo Cypriano Pereira, coordenador de área do PIBID/ Ciências da Natureza. Luciana Oliveira, Fernanda Martins e Flávia Trecziack, preceptoras, Mariana Vaitiekuna Iachel, orientadora da Residência Pedagógica e Alessandra Francisco, do Colégio Estadual Newton Guimarães.

O Programa de Residência Pedagógica selecionou 24 estudantes residentes, três professores preceptores e um docente orientador, enquanto o PIBID selecionou 16 estudantes, dois professores preceptores e um coordenador de área.

Saiba mais sobre os Programas:

Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID

Promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa oferece bolsas de Iniciação à Docência para os estudantes e tem como objetivos estreitar a teoria com a prática docente; incentivar a prática docente; contribuir com a valorização do magistério; elevar a qualidade dos licenciandos; inserir o estudante no cotidiano escolar; e envolver as escolas públicas na formação dos docentes.

Residência Pedagógica

O Programa da Residência Pedagógica, também promovido pela CAPES, oferece bolsas com o objetivo de aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura; induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica; fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola; e promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Créditos das imagens: Cássia Valério da Silva