IFPR OFERECE CURSO DE CÁLCULO GRATUITO – Campus Londrina

IFPR OFERECE CURSO DE CÁLCULO GRATUITO

Cálculo mais que divertido! Atenção Meninas de escolas públicas e particulares cursando o Ensino Médio esse curso é para vocês!

Palestras sobre pesquisa de ponta em: astronomia, ciências planetárias, ciências atmosféricas e mudanças climáticas, além de processo para admissão para cursos de bacharelado, mestrado e doutorado nos EUA e muito mais!

Vagas Limitadas!

Inscrições de 19 a 01/07 Faça sua inscrição aqui.

DADOS DO CURSO:

REQUISITOS: Meninas de escolas públicas e particulares cursando o Ensino Médio

PERÍDO: de 02 à 12 de julho

LOCAL: Rua João XXIII, 600 – Jd. Dom Bosco

Sobre o Curso:

É um projeto de extensão para meninas do ensino médio, que tem duração de aproximadamente duas semanas. O curso aborda uma introdução ao Cálculo, cobrindo o básico de derivadas e integrais e demonstrando aplicações básicas para física e astronomia.

No contraturno, o programa oferece atividades diversas tais como manejo de linguagem computacional (em python), palestras sobre pesquisa de ponta em astronomia, ciências planetárias, ciências atmosféricas e mudanças climáticas.

O curso contempla também palestras sobre o processo de admissão para cursos de bacharelado, mestrado e doutorado nos EUA, discutindo os exames necessários e oportunidades de bolsa.

A palestrante Ana Helena de Oliveira Lobo é nascida em Londrina, cursou bacharel na Columbia University. formou-se em Astronomia e Ciências Terrestres, recebendo a mais alta honra acadêmica oferecida pela universidade (Summa Cum Laude), além de honras do departamento e convite para se juntar a sociedade honorífica Phi Beta Kappa. Durante o bacharelado, realizou projetos em colaboração com o CERN, Lamont Doherty Observatory e American Museum of Natural History. Atualmente, finaliza o
doutorado no California Institute of Technology (Caltech), onde recebeu também um mestrado em Ciências Planetárias. Sua tese foca em estudos da dinâmica de atmosferas planetárias, utilizando de modelos climáticos globais.

O curso ocorre através de um convite feito pelo IFPR à palestrante e sua equipe cujo projeto, sem fins lucrativos, tem como objetivo promover oportunidades mundo afora para mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática através de programas educativos de livre acesso.

O público alvo desse programa são alunas do ensino médio (sendo ideal para alunas no penúltimo ano, mas podendo incluir alunas de qualquer ano do ensino médio). A ideia é encorajar as meninas buscarem carreiras na área de matemática, ciência e tecnologia, ramos onde as mulheres ainda são minoria.

Existem ainda grandes barreiras para as mulheres nestes ramos, inclusive nas salas de aulas onde os preconceitos da sociedade se manifestam tanto nos alunos quanto nos profissionais de ensino. O objetivo é oferecer um espaço onde as estudantes possam explorar a ciência sem preconceitos. Escolhemos a matéria de cálculo para este programa justamente pelo fato de que, apesar de ser considerado uma matéria difícil, o cálculo pode ser ensinado para qualquer estudante que tenha um bom entendimento de matemática e álgebra básica.

O cálculo é muitas vezes visto como um obstáculo nos cursos de exatas. Com este programa, as alunas terão uma grande vantagem quando iniciarem seus cursos de faculdade, pois não só terão experiência com a matéria, mas terão maior confiança em suas habilidades. Além disso, caso queriam buscar formação no exterior, o curso facilitará o processo, pois, nos Estados Unidos, a maioria dos estudantes cursam cálculo durante o ensino médio e muitas universidades esperam que os mesmos entrem na faculdade com conhecimento básico de cálculo.

Confira aqui o Cronograma atualizado.