Assinatura da Ordem de Serviço para construção do novo Campus do IFPR-Londrina – Campus Londrina

Assinatura da Ordem de Serviço para construção do novo Campus do IFPR-Londrina

O IFPR-Londrina terá um novo campus para expandir trabalhos e vagas. O novo Bloco Didático comportará 1.440 alunos, a expectativa é aumentar o número de cursos e vagas ofertadas, atualmente atendemos quase 700 alunos em 04 cursos técnicos, 02 cursos de Ensino Médio integrado ao curso técnico e 02 cursos de graduação, além dos cursos de formação continuada. O prédio será construído na avenida da Liberdade, no conjunto Ruy Virmond Carnascialli, zona norte da cidade, e deve iniciar as obras ainda esse mês, com previsão de término para dezembro de 2019. A ordem de serviço para a construção do novo bloco didático foi assinada esta segunda feira (04/12/17) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, durante cerimônia no local onde o prédio será erguido.

O terreno que abrigará o novo Campus foi doado pela Prefeitura Municipal e tem 57 mil metros quadrados. O valor da obra é de R$ 8.587.000,00. O Bloco Didático terá área total de 6.482,94 metros quadrados, distribuídos em 4 pavimentos. Serão 12 salas de aula, laboratórios de biologia, química, física, matemática, línguas, artes, pesquisa, massoterapia e enfermagem, além de biblioteca, auditório, cantina, grêmio estudantil e todo o setor administrativo. O projeto foi realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço contou com as ilustres presenças do Magnífico Reitor Pro Tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, do Diretor Geral do Campus Londrina, Marcelo Lupion Poleti, do Deputado Federal, Alex Canziani, e do Prefeito Municipal de Londrina, Marcelo Belinati Martins, além é claro do Ministro da Educação, Mendonça Filho, e outras autoridades.

Durante a Cerimônia, o Ministro da Educação entregou o Certificado para a primeira invenção com pedido de patente do Campus Londrina, o Sistema Visualizador de Veias baseado na Plataforma Android, que teve como inventores o aluno e autor Kao Yu Chun, e os professores Augusto Luengo Pereira Nunes, Gabrielle Jacklin Eler e Rosana Claudia de Assunção. O sistema inovador permite a visualização de veias a baixo custo para medicina, utilizando aplicativo no celular. O IFPR-Londrina agora já conta com outros 04 (quatro) pedidos de patentes em andamento: o programa de computador para prevenção e conscientização da dengue; o software educacional Game of Termos; a escova dentária com sucção para paciente adulto de UTI de baixo custo; e a escova dentária com sucção para paciente infantil de UTI de baixo custo.

Leia mais no Portal do MEC.