Alunos do Curso Técnico em Enfermagem do IFPR-Londrina realizaram simulação de Urgência e Emergência – Campus Londrina

curso técnico

Os estudantes do quarto semestre do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná- campus Londrina, realizaram avaliação do componente curricular Urgência e Emergência em formato de simulação, do evento  de Parada Cardiorrespiratória (PCR), onde simularam atendimento a paciente em situação de PCR em ambiente hospitalar, seguindo o protocolo de Suporte Avançado de Vida. Previamente a esta simulação os estudantes foram orientados quanto a importância da fundamentação científica e para isto receberam suporte teórico.

A avaliação foi sistematizada da seguinte forma: os estudantes foram divididos  em dois grupos, que tinham  como atividade identificar uma PCR e fazer o atendimento adequado segundo o protocolo da American Heart Association.

O componente curricular e a avaliação foram ministrados em formato de problematização e por meio de metodologia ativa, conforme Borges e Alencar (2014) “o ensino por meio de novas metodologias pode contribuir para a autonomia do educando, despertando a curiosidade, desenvolvendo pensamento crítico reflexivo, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, fortalecendo as relações no ambiente escolar e social, bem como preparando-o para as relações no mundo do trabalho”.

Acreditamos que assim o ensino fica mais interessante e entusiasma os estudantes. Parabéns aos professores do componente curricular: Gabrielle Jacklin Eler e Cesar Junior Aparecido de Carvalho pela iniciativa.

Confira os vídeos nos links abaixo:

Avaliação: Suporte Avançado de Vida – Turma 01

Avaliação: suporte Avançado de Vida – Turma 02