Festival Arte Manifesta – Campus Londrina

Festival Arte Manifesta

No dia 12 de Dezembro de 2016, foi realizado o Festival Arte Manifesta. O evento, que tem como objetivo apresentar os trabalhos feitos ao longo do ano pelos estudantes do curso de Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, aconteceu nas dependências do IFPR – Campus Londrina, na Unidade da Rua Alagoas.

O Festival Arte Manifesta apresentou os resultados dos projetos desenvolvidos por estudantes das turmas de primeiro e segundo ano dentro do curso de Biotecnologia. Os pais dos estudantes e os servidores do campus foram convidados para assistir a apresentação.  Assim, participaram do evento produtos interdisciplinares concebidos e concretizados nas áreas de Artes, Língua Portuguesa, Educação Física, História e Sociologia. Dessa forma, uma atividade como Música, na qual uma banda formada pelo professor e coordenador do curso de Biotecnologia – Guilherme Lima Bruno E Silveira – juntamente com os estudantes Guilherme Braga, Isabela Piccolo e Guilherme Silveira (estudante do curso de Técnico em Informática – Integrado), abriu o Festival com interpretações de músicas brasileiras e internacionais.

Ademais, houve um espaço para as produções artísticas dos estudantes, dentre as quais é importante destacar as obras do Projeto de Artes: “Ler e Criar”, orientado pelo professor Silveira, que busca a discussão sobre temas atuais – socioculturais e estéticos –, estimulando os alunos a explorar a linguagem visual e a construção de obras de arte que demonstrem seus pontos de vista.

Além disso, houve um espaço para mostrar as Histórias em Quadrinhos produzidas pelos estudantes do primeiro ano como frutos do projeto “Criações Mitológicas em Quadrinhos”. Para este fim, as áreas de Artes, Língua Portuguesa, Filosofia, História e Sociologia abordaram os seus conteúdos de forma interdisciplinar a fim de que os estudantes compreendessem a criação e o funcionamento dos mitos nas sociedades antigas e nas do tempo presente. Assim, eles tiveram como objetivo compor uma HQ que narrasse a origem de um mito e o momento em que ele é incorporado à sociedade, de forma que ele se faça presente na religião, na estrutura social e na cultura da mesma.

Outra atividade muito interessante foi a apresentação do projeto “Manifestos”, que, novamente, envolveram as áreas de Artes, Língua Portuguesa, Filosofia, História, Sociologia e Educação Física. O projeto desenvolveu-se em várias produções, sendo uma delas a apresentação circense. Esta última contou com um roteiro que unia poses, danças, malabarismo, mágica e esquetes de palhaços, e que se construiu sobre a seguinte pergunta: “qual a sociedade que não queremos?“.  Assim, ela opôs situações de equilíbrio e desequilíbrio, coletividade e egoísmo, diversidade e preconceitos. A partir dessas questões, os alunos projetaram manifestos com propostas de ”sociedades que queremos”, ao pensarem em questões políticas, econômicas e culturais, as reflexões deles culminaram em manifestos e obras de arte. O projeto foi apresentado e seguido de uma performance dos estudantes, que envolveu fragmentos de textos e espelhos, para conectar as vozes propostas no manifesto à participação do público, evidenciando que o “eles”, somos todos nós, e que toda sociedade é reflexo de todos os indivíduos que dela participam e, portanto, depende deles.

Para o ano de 2017, com a chegada de mais uma turma do curso de Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, oriunda do Processo Seletivo desse ano, a ideia é ampliar o Festival Arte Manifesta, uma vez que mais projetos tendem a ser feitos no curso, de forma que criem uma identidade do mesmo e do estudante que o realiza, demonstrando a pluralidade das propostas que os constroem.