Concurso Público regido pelo Edital 015/2016 reabre período de inscrições – Campus Londrina

Concurso Público regido pelo Edital 015/2016 reabre período de inscrições

novoFoi publicada nesta segunda-feira (5) a retificação do Edital nº 015/2016, que adequa o concurso público para preenchimento de vagas de docentes e técnicos-administrativos às exigências da ação civil pública nº 503021257.2016.4.04.7000, title=”ed” ajuizada pelo Ministério Público Federal no mês de junho. Com a retificação do edital, o período de inscrições será reaberto a partir do dia 12 de dezembro de 2016.

O novo período de inscrições segue até o dia 05 de janeiro de 2017. Nesse intervalo, novos candidatos podem aderir ao concurso público. Os candidatos que já estão inscritos poderão manter a opção realizada no primeiro período de inscrições; realizar nova opção pelas vagas destinadas às cotas para negros e pessoas com deficiência; ou realizar nova opção de cargo, desde que esta tenha o mesmo valor de inscrição que a opção anterior. Mais informações sobre as possibilidades de mudança que se abrem aos candidatos já inscritos podem ser encontradas nos itens 3.1.6 e 3.1.7 do Edital 016/2016.

A solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, na página da empresa organizadora do concurso público. Mais informações sobre o processo de solicitação de isenção estão disponíveis nos itens 4.1 a 4.11 do Edital 015/2016.

Caso o candidato que tenha se inscrito no primeiro período de inscrições não concorde com as novas definições da retificação do Edital 015/2016, poderá desistir de concorrer às vagas e solicitar a devolução do valor de inscrição. Mais informações estão disponíveis no item 3.1.8 do edital.

A prova objetiva será realizada no dia 12 de fevereiro de 2017, nos municípios que possuem um campus do IFPR: Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Umuarama, União da Vitória.

As provas de títulos e de desempenho didático para candidatos ao cargo de docentes e as provas práticas para os candidatos aos cargos de técnico em laboratório e intérprete de Libras serão realizadas entre os dias 07 a 10 de maio de 2017, na cidade de Curitiba. Estima-se que o resultado final seja publicado no dia 14 de julho de 2017.

Adequações às exigências de ação civil pública trazem mudanças ao concurso público

A ação civil pública nº 5030212-57.2016.4.04.7000 determinou que o Instituto Federal do Paraná readequasse a distribuição de vagas em respeito às cotas para negros e pessoas com deficiência. Além do atendimento a essa demanda, outros pontos do documento sofreram alterações, a fim de conferir maior lisura ao processo de seleção de novos servidores para o IFPR. Confira as principais alterações:

Inserção de vagas que contemplam as cotas para negros e pessoas com deficiência: do total de vagas, 9 são destinadas a pessoas com deficiência e 26 a candidatos negros ou pardos. Mais informações sobre estas vagas podem ser encontradas nas partes V e VI e no Anexo I do Edital 015/2016.

Distribuição de vagas por cargos: a retificação do edital 015/2016 determina que o candidato concorrerá a um cargo/área e não a uma vaga em uma localidade específica. Uma vez aprovado, irá escolher, de acordo com a sua classificação, dentre as localidades que oferecem vagas para o cargo pretendido. Mais informações estão disponíveis no artigo 3.1.2.1 do Edital nº 015/2016 e no Anexo I do Edital 015/2016.

Número de vagas: a retificação do edital 015/2016 altera o número de vagas ofertadas. Serão 118 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior da carreira dos técnicos-administrativos e 38 vagas para a carreira de docente, totalizando 156 vagas. Os cargos 312 e 317, para docentes na área da Enfermagem e da Fisioterapia, foram extintos do concurso público. Os candidatos que já haviam se inscrito paras estes cargo podem encontrar mais informações sobre as opções de reopção de cargo ou devolução da taxa de inscrição no item 3.1.7.1.3 do Edital 015/2016.

Local de realização de provas de títulos, didáticas e práticas: as provas de títulos e didáticas para docentes e práticas para técnico em laboratório e intérprete de Libras serão realizadas em Curitiba. A alteração visa dar mais lisura a esta etapa do concurso e a economicidade para a Administração, já que as bancas serão compostas, preferencialmente, por membros de Curitiba.

Aferição da veracidade de autodeclaração de candidatos negros e pardos: será realizada de forma presencial, na cidade de Curitiba, no dia 25 de junho de 2016, em conformidade com a Orientação Normativa 03/2016 do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Mais informações sobre como se dará o processo de aferição de veracidade da autodeclaração estão disponíveis entre os itens 6.6 a 6.13.3 do Edital 015/2016.

Mais informações

Mais informações sobre o Concurso Público regido pelo Edital 015/2016 devem ser buscadas junto a banca organizadora do concurso, Cetro. A banca também disponibiliza canais de atendimento ao candidato pelo e-mail sac@cetroconcursos.org.br ou telefone (11) 3146 2777.

Abertas as inscrições para o Concurso Público 2016

IFPR suspende andamento do Concurso Público em cumprimento a decisão judicial