I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica recebe homenagem – Campus Londrina

Notícias

I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica recebe homenagem

Publicado em

Copiado!

Professor Ubiratan D’Ambrósio envia mensagem especial ao I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica promovido pelo IFPR – Campus Londrina

A Profa. Kátia Socorro Bertolazi que coordenou o I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica com o lema Matemática em Foco: uma forma de interpretar o mundo, no IFPR – Campus Londrina, entre os dias 25 e 26 de novembro, organizado pela turma do 1º ano do Curso Técnico de Biotecnologia Integrado do Ensino Médio, compartilha mensagem ilustre enviada pelo Prof. Ubiratan D’Ambrósio a respeito do evento.

 

“Prezada Kátia,

Não tenho palavras para agradecer essa belíssima mensagem. Fico feliz com a repercussão de minhas ideias entre jovens. DÁ ESPERANÇA. Lindo trabalho vocês estão realizando. Espero manter contato e acompanhar o trabalho de vocês. Muitíssimo obrigado. Abraços, Ubiratan”. (D’Ambrósio, 2016).

 

Referência

D’Ambrósio, U. I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica – Campus Londrina. [Mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <katia.bertolazi@ifpr.edu.br> em 01 dez. 2016.

Quando o Prof. Ubiratan escreve “belíssima mensagem” se refere aos registros de relatos produzidos por estudantes do 1º ano do Curso Técnico de Biotecnologia Integrado do Ensino Médio. A seguir, os leitores podem conferir uma breve retrospectiva desses relatos.

 

O I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica teve como atividade de abertura a exibição da entrevista do Prof. Ubiratan D’Ambrósio promovida pela Univesp TV, no programa Vida de Cientista, publicada em 30 de agosto de 2013, disponível gratuitamente no endereço eletrônico <goo.gl/YZJANP>.

A comunidade estudantil que participou do I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica compreendeu a importância do trabalho desempenhado pelo Prof. D’Ambrósio. A estudante Eduarda Goulart registrou em suas atividades que segundo Ubiratan D’Ambrósio “educação é muito mais que se preparar para uma prova, educação é descobrir o mundo”.  A estudante ainda acrescentou que achou o Prof. Ubiratan muito carismático e inteligente, e se identificou quando “ele falou a respeito de sua volta profissional ao o Brasil, e o jeito e a alegria que seus filhos se sentiram ao regressar para nosso país”. A Eduarda já morou durante um tempo no exterior com seus pais, e comemorou muito quando voltou para seu país natal.

De modo geral, as ideias do Prof. Ubiratan encantaram as/os participantes do seminário deixando claro, por meio de sua entrevista, que podem mudar o mundo com estudo e trabalho construídos com base no desenvolvimento de competências acadêmicas e humanísticas.

A estudante Beatriz Alves Bertolaccini destacou a visão futurística do professor desde o início de sua carreira, e a motivação que ele teve para trabalhar em prol do ensino de Matemática no Brasil. Já a estudante Nathália de Souza Sanches enfatizou a ideia de D’Ambrósio de aproximar pais, estudantes e escola por meio da valorização de seus saberes específicos. O estudante João Pego Ferreira ressaltou que gostou muito quando o Prof. Ubiratan explicou a respeito do papel docente no processo de aprendizagem discente; e ainda o estudante Thiago da Silva Almeida manifestou o desejo de estudar e construir um seminário em um próximo evento a respeito de Etnomatemática. A estudante Maria Beatriz Acioli Silva se emocionou com a forma apaixonante que D’Ambrósio se refere à Matemática.

 

O Prof. Ubiratan conceitua “Educação como uma estratégia da sociedade para facilitar que cada indivíduo atinja o seu potencial e para estimular cada indivíduo a colaborar com os outros em ações comuns na busca do bem comum”. (D’Ambrósio, p.68, 2009).

 

Para conhecer mais detalhes a respeito dos trabalhos que o Professor Ubiratan D’Ambrósio realiza, acesse <https://ubiratandambrosio.blogspot.com.br>.

 

“Tudo o que se pode imaginar é real”.

Pablo Picasso

 Confira as fotos do evento!

O IFPR – Campus Londrina promoveu o I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica com o lema Matemática em Foco: uma forma de interpretar o mundo, entre os dias 25 e 26 de novembro de 2016, no período matutino, no Auditório da Unidade Alagoas. O evento foi organizado e coordenado pela Profa. Kátia Socorro Bertolazi, e pela turma do 1º ano do Curso Técnico de Biotecnologia Integrado do Ensino Médio.

A Profa. Kátia, doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática, enfatiza que “o evento foi pensado para que possamos valorizar os conceitos de Matemática básica nos processos de ensino e aprendizagem dessa área, tanto por estudantes quanto por professores”. Destaca ainda que “é com o espírito de resgate pelos conceitos matemáticos básicos que se deu a construção do seminário”. Segundo a professora, “há entendimento científico que sem conhecimentos prévios necessários de determinados conteúdos, não é possível aprender com significado e clareza. Dessa forma, a falta de origens históricas e fundamentações conceituais, tanto em Matemática quanto em outras áreas do conhecimento, podem contribuir para gerar dificuldades no processo de organização da estrutura cognitiva do aprendiz, para aquisição e assimilação novos conhecimentos, e resolver problemas”. Além disso, a professora evidencia a relevância de se “compreender o uso correto de terminologias científicas, símbolos matemáticos, conceitos, e significados linguísticos, operatórios e lógicos para que a/o estudante se aproprie de conhecimentos científicos tanto da área de Matemática quanto das Ciências da Natureza. O processo de ativar, recordar e refinar conhecimentos prévios pode possibilitar o reconhecimento de princípios estruturantes de conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula, e isso contribui no processo de formação científica, social e cultural da/do estudante”.

O seminário contou com a apresentação de dezessete temáticas relacionadas a Matemática Básica, dinamizadas e permeadas pela demonstração de alegria, senso de humor e responsabilidade d@s estudantes – palestrantes. Entre os temas destacaram-se Frações e suas propriedades, Conjunto dos Números Reais, Equações e Sistemas de Equações de 1º grau, e Equações do 2º grau.

As temáticas apresentadas envolveram um processo rigoroso de procedimentos teóricos-metodológicos e várias reuniões de orientações, uma vez que o processo de elaboração desses seminários de Matemática básica exigiram dos estudantes domínio da Língua Portuguesa para articular, interpretar e expressar ideias, História da Ciência e História da Matemática para compreender origens e os porquês matemáticos, e percepção de aplicabilidades que se associam à resolução de problemas cotidianos e relativos às Ciências da Natureza.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades do Campus Londrina. Participaram desse momento o Prof. Fernando Accorsi, Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Prof.  Guilherme Lima Bruno E Silveira, Coordenador do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, e o Psicólogo Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Coordenador de Ensino e membro da SEPAE, Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis.

O Prof. Accorsi, mestre em Ciências da Computação, enfatizou a importância da realização de eventos que promovam a desmitificação da Matemática, pois segundo o mesmo “quando uma pessoa declara que não gosta de Artes é visto pela sociedade como algo incomum, mas a maioria aceita o discurso naturalizado de rejeição à Matemática”. Ainda em sua fala explicou a importância dos algoritmos matemáticos para o processo de programação e desenvolvimento de tecnologias associadas à Informática, ressaltando a presença de modelos matemáticos quando se realiza buscas na Internet, quando se usa GPS, e até mesmo direcionamentos que redes sociais realizam para promover ao usuário conteúdos relacionados ao seu foco de interesse. Na ocasião recomendou aos estudantes a leitura do livro Amor e Matemática: O coração da realidade escondida de Edward Frenkel (2015), pois, de acordo com o professor, “a Matemática pode despertar fascínio e curiosidade pelo potencial explicativo e harmônico que carrega em seus princípios”.

O Prof. Guilherme, formado em Artes e mestre em Letras, destacou o caráter atípico do evento, pois de acordo com ele “não é todo dia que podemos ter o privilégio de um evento voltado exclusivamente para Matemática”, e incentivou a participação d@s estudantes em atividades como essa que trazem elementos novos e atualizados para as práticas educativas. No momento, compartilhou com o público presente que quando foi prestar o vestibular teve dúvida entre Matemática e Artes.  No entanto, as Artes ganhou seu coração, e a Matemática se tornou instrumento em seus estudos e criações, dado o caráter de convergência interdisciplinar permeados por relações de simetrias, proporções, padrões, projeções, visualizações espaciais e técnicas de geometria descritiva.

O psicólogo Carlos Eduardo, mestre em Educação, explicou que o processo cognitivo exige “ação de conectar, relacionar, associar e interligar informações, e é isso que vocês estão desenvolvendo nesse seminário”. Ainda, contemplou em sua fala, princípios de Piaget a respeito da importância do desenvolvimento intelectual em estágios progressivos de aprendizagem, o que possibilita a construção de conhecimentos.  Dessa forma, “revisitar e estudar conceitos básicos e estruturadores de Matemática contribuem para adaptar-se às situações novas, permitindo a reorganização dos próprios esquemas prévios para manter-se aberto a melhores esquemas futuros”.

O I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica teve como atividade de abertura a exibição da entrevista do Prof. Ubiratan D’Ambrósio promovida pela Univesp TV, no programa Vida de Cientista, publicada em 30 de agosto de 2013, disponível gratuitamente no endereço eletrônico <goo.gl/YZJANP>.

Ubiratan D’Ambrósio é pesquisador brasileiro com reconhecimento internacional, e referência quando o assunto é ensino de Matemática.

O Prof. Marcelo C. Borba, do Departamento de Matemática Unesp, Rio Claro, SP, durante a XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM), ocorrida em 2011 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ocasião em que se comemorava o 50º aniversário do evento, destacou que  “Etnomatemática e Ubiratan se tornaram sinônimos de Educação Matemática brasileira, até o momento em que Etnomatemática se tornou uma ideia sem fronteiras e a Educação Matemática brasileira passou a ter produção consistente, em nível internacional, também em outras áreas. Neste processo de tornar a Educação Matemática brasileira uma região de inquérito associada a vários nomes e linhas de pesquisa, de novo D’Ambrósio teve papel fundamental ao indicar pessoas para comissões, escrever prefácios de livros publicados no exterior e apoiar projetos em nível internacional”.

A comunidade estudantil que participou do I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica compreendeu a importância do trabalho desempenhado pelo Prof. D’Ambrósio. A estudante Eduarda Goulart registrou em suas atividades que segundo Ubiratan D’Ambrósio “educação é muito mais que se preparar para uma prova, educação é descobrir o mundo”.  A estudante ainda acrescentou que achou o Prof. Ubiratan muito carismático e inteligente, e se identificou quando “ele falou a respeito de sua volta profissional ao o Brasil, e o jeito e a alegria que seus filhos se sentiram ao regressar para nosso país”. A Eduarda já morou durante um tempo no exterior com seus pais, e comemorou muito quando voltou para seu país natal.

De modo geral, as ideias do Prof. Ubiratan encantaram as/os participantes do seminário deixando claro, por meio de sua entrevista, que podem mudar o mundo com estudo e trabalho construídos com base no desenvolvimento de competências acadêmicas e humanísticas.

A estudante Beatriz Alves Bertolaccini destacou a visão futurística do professor desde o início de sua carreira, e a motivação que ele teve para trabalhar em prol do ensino de Matemática no Brasil. Já a estudante Nathália de Souza Sanches enfatizou a ideia de D’Ambrósio de aproximar pais, estudantes e escola por meio da valorização de seus saberes específicos. O estudante João Pego Ferreira ressaltou que gostou muito quando o Prof. Ubiratan explicou a respeito do papel docente no processo de aprendizagem discente; e ainda o estudante Thiago da Silva Almeida manifestou o desejo de estudar e construir um seminário em um próximo evento a respeito de Etnomatemática. A estudante Maria Beatriz Acioli Silva se emocionou com a forma apaixonante que D’Ambrósio se refere à Matemática.

A repercussão do evento foi muito profícua na comunidade escolar. De acordo com a estudante Laura Ferreira Rocha, “o evento promoveu a união da turma e os motivou a pesquisar, aprender e relembrar conteúdos”. O estudante Daniel Piva ressalta a aprendizagem que teve quanto a “organização de um evento científico, e a oportunidade oferecida a estudantes de 1º ano para ministrar seminários”.  O estudante Jan Alberto Fabiano Jukowski enfatiza que “o evento foi muito positivo para relembrar matérias e desenvolver a comunicação para falar em público, além de ajudar a aprimorar e conhecer métodos de pesquisa”.

“Eu percebi como a Matemática é legal, e não chata como eu achava. Eu vi como a Matemática pode trazer conquistas, reconhecimento e conhecimento, mas para isso é necessário que haja entendimento dos conteúdos para favorecer o interesse dos estudantes”, declarou o estudante Fabrício dos Santos Carloto.

A estudante Elizabete da Silva Vieira declara que “percebeu que a Matemática não são só números, fórmulas, letras. A Matemática está presente no cotidiano, tem história, definições, explicação dos porquês, e isso não é para complicar a vida. Enfim, com esse seminário eu comecei a me interessar muito mais por Matemática”.

A estudante Eduarda Goulart destacou a riqueza dos aspectos históricos trazidos na apresentação de seus amigos Daniel Antonio Verri Alves e Felipe Silveira Prado a respeito de Equações e Sistemas de Equações do 1º grau. Além disso, a Eduarda apreciou muito as conexões matemáticas realizadas no seminário a respeito de Equações do 2º grau, ministrados pela Laura Ferreira Rocha e pelo Edvaldo Rodrigues de Oliveira Junior. No momento esses estudantes explicaram a presença e as relações de todas as operações matemáticas fundamentais, a saber: soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação,  contempladas na estruturação da fórmula resolutiva de Equação do 2º grau, popularmente conhecida como Fórmula de Báskara.

O I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica contou ainda com estudantes pareceristas da turma 2015 do Curso de Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio. A estudante Ingrid Volpato destacou que levou em consideração em sua avaliação “a postura e atitude d@s participantes, a necessidade de usar os slides para permear e intermediar a fala, o domínio do conteúdo, e o modo pelo qual as/os estudantes lidavam com a ansiedade e o nervosismo”. A estudante Isabella K. Verones, do 2º ano, parabenizou as/os colegas do 1º ano na plenária realizado ao final do evento. Ela destacou em sua fala a importância de aproveitarem esse oportunidade para o crescimento acadêmico e pessoal.  A estudante Raquel França Pereira que cursa o 3º ano do Curso de Informática Integrado do Ensino Médio (TINFEM) marcou presença no sábado, e lamentou a impossibilidade de não ter participado no primeiro dia do evento em virtude de suas atividades de estágio. A Raquel agradeceu a oportunidade de vivenciar a experiência com seus colegas do Curso de Biotecnologia, e os felicitou pela organização, empenho e dedicação que apresentaram seus trabalhos. Comentou ainda que assistir aos seminários contribui para que ela pudesse relembrar muitos conceitos, aprender outros, e ficou muito satisfeita pela inserção dos aspectos históricos contidos e contemplados nas explicações d@s estudantes-palestrantes.

Por fim, a turma do 1º ano do Curso de Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, em plenária de sábado, 26/11, prestou homenagens à profa. Kátia destacando o seu profissionalismo, atenção, acolhimento e afetividade que permeiam seu trabalho.

A Profa. Kátia Bertolazi agradeceu a presença, e o trabalho de tod@s que colaboraram para a viabilização e realização do I Seminário de Tópicos Especiais de Matemática Básica no IFPR – Campus Londrina, e afirmou que já há expectativa e planos para se realizar o evento em 2017 incluindo novidades, e a ampla participação da comunidade estudantil.

Agradecemos ao Prof. Marcelo Lupion Poleti, diretor geral do Campus Londrina, que sempre apoia e colabora com as atividades propostas por docentes e estudantes.

Créditos e Agradecimentos Especiais

 

“O segredo do sucesso em educação é o trabalho colaborativo em equipe. Obrigada a tod@s pelas contribuições pessoais”.

Kátia S. Bertolazi

Abertura do Evento – Autoridades presentes

Carlos Eduardo de Souza Gonçalves – Coordenador de Ensino e membro da SEPAE, Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis, do Campus Londrina.

Fernando Accorsi – Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Guilherme Lima Bruno E Silveira – Coordenador do Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio

 

Fotos do Evento

Brayan Barros Abelha – 1º ano Biotec

Gustavo Yuji Asada – 2º ano Biotec

João Pego Ferreira – 1º ano Biotec

Rogério de Sant’Anna Lima – Assistente de alunos

Vinicius Gambi Sales – 3º ano Tinfem

Recepção dos participantes – 1º ano Biotec

Daniel Piva

João Pego Ferreira

Laura Ferreira Rocha

Renan Felipe Santos José

Rogério Freitas de Oliveira

Arte Visual: Crachás e Flyer – 1º ano Biotec

Brayan Barros Abelha

João Pego Ferreira

Criação do Lema do Evento – “Matemática: uma forma de interpretar o mundo”

Daniel Piva – 1º ano Biotec

Trilha Musical – Coffee Break – 1º ano Biotec

Fernanda Landin da Siva

Giovana Ribeiro Munaro

Ester Kimie Sato

Gestão do Tempo das apresentações dos seminários – 1º ano Biotec

Thiago da Silva Almeida

Edvaldo Rodrigues de Oliveira Junior

Assessoria geral e montagem de equipamentos eletrônicos

Thiago da Silva Almeida – 1º ano Biotec

Divulgação interna – 1º ano Biotec

Eduarda Cristina Catandubas Goulart

Ester Kimie Sato

Lais Xavier dos Santos

Nathalia de Souza Sanches

Laura Ferreira Rocha

Fernanda Landin da Siva

Fabrício dos Santos Carloto

Maria Beatriz Acioli Silva

Victor Hugo Bitencourt Beltrami

Organização do Coffee Break

Juliane Aparecida Casagrande Beserra – Assistente administrativo

Equipamento e Arquivos fotográficos

Fabiana Francisco Tibério – Chefe da Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis

Logística institucional

Rogério de Sant’Anna Lima – Assistente de alunos

Theo Tanus Salvadori – Assistente de alunos

Apresentação Duplicada de Seminário

Edvaldo Rodrigues de Oliveira Junior

Laura Ferreira Rocha

Colaboração Docente

Karen Alves de Andrade Moscardini – Língua Portuguesa

Max Alexandre de Paula Gonçalves – História

Rogério Marlier – Sociologia

Colaboração Discente – 1º ano Tinfem

Guilherme Akira Demenech Mori

Estudantes pareceristas – 2º ano Biotec

Alanna Garla

Beatriz Pereira Sella

Caroliny Tiemi Endo

Felipe Augusto Paes de Gois

Fernanda Barbosa Costa

Gabriel Kuhnlein Camilo

Guilherme Nascimento Braga

Gustavo de Oliveira Souza

Gustavo Palote da Silva Martins

Gustavo Yuji Asada

Heloisa Casarin Freitas

Heloisa Lima Martusevicz

Ingrid Volpato

Isabella Karoline Verones

Isabella Maria Piccolo Estevao

Joao Gabriel Goncalves Marianowski

Luanna Dalagrana Gomes

Manoela Aparecida Stochi Rocha

Mariana Mantovani de Quadros Rapacci

Rebeca Vitoria de Araujo

Sofia Denipoti de Oliveira

Tiago Silva Keneipp

Divulgação Institucional do Evento

Julio de Mello e Silva – Chefe de Gabinete/Comunicação Institucional

 

 

 

 

Topo