Termina o 3º Cepequinho – Campus Londrina

Notícias

Termina o 3º Cepequinho

Publicado em

Copiado!

Entre os dias 3 e 4 de julho de 2018 ocorreu o 3º Cepequinho, evento anual organizado pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas (CEPECH) do IFPR campus Londrina com apoio do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão (LENPES) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Nesta edição, o evento tratou do tema “Do meme ao esclarecimento: poder, cultura e sociedade”.

O evento contou com palestras, mesas redondas, apresentações de pesquisas, apresentações teatrais, musicais e culturais, oficinas e minicursos, envolvendo, além de  professores e pesquisadores do IFPR, da UEL e de outras instituições, cerca de 200 estudantes do IFPR campus Londrina e Telêmaco Borba.

Ao longo de suas três edições, o Cepequinho vem se concretizando como uma significativa oportunidade de integração de estudantes e professores, além de divulgação e valorização das produções acadêmicas das Ciências Humanas, sobretudo,  da História, Sociologia, Filosofia, Geografia, Artes e das Linguagens. Cabe ressaltar a qualidade crescente dos trabalhos apresentados nessas três edições e o envolvimento dos estudantes com a organização e a participação do evento. 

 

Para o estudante João Victor Messias Romagnoli, “O evento foi deveras interessante. Dois dias verdadeiramente imersos no mundo das Ciências Humanas e de suas produções, tanto no âmbito do próprio colégio, quanto da UEL, da qual também tivemos contribuições. As mesas redondas foram excepcionais para a reflexão sobre o tema e os fatores que o circundam, e os trabalhos apresentados, além de agregarem em tudo o que propunham, serviram como um vislumbre do potencial dos estudantes no campo da pesquisa e de como o IFPR Londrina contribui para isso.”

 

Já para o estudante Guilherme Akira Demenech Mori, que participou de todas as edições do evento, “O evento ocorreu com tranquilidade e as mesas todas bastante relacionadas ao tema dos memes e às suas questões políticas e culturais. Nas exposições de docentes e participantes tivemos trocas interessantes de perspectivas que são, certamente, o grande tópico do CEPECH e no Cepequinho de forma muito atrativa e colaborativa. Rir durante o evento teve um ressignificado particularmente agradável e as bandas inclusive de professores foram o encerramento tradicional renovado “with all these things we’ve done”.”

 

Para o Professor de Artes do IFPR Guilherme Silveira, integrante do CEPECH, “Poder ter a oportunidade de ver alunos, professores e convidados especialistas, em contato, colocando em prática os temas das ciências humanas e linguagens, valorizando as práticas científicas e artísticas, é muito gratificante e acaba por dar sentido para temas que, a princípio, correm o risco de ficar restritos ao comentário rápido em sala de aula. O Cepequinho tem se mostrado um evento que reforça a importância da união entre conhecimentos científicos, estéticos e sensíveis, uma união difícil de se atingir nos processos de aprendizagem.”

 

Assim, o Cepequinho, mais uma vez, mostrou-se o resultado do esforço e da união de estudantes e professores dedicados em fazer ciência. O CEPECH agradece a colaboração de todos os envolvidos direta e indiretamente com o sucesso do evento! 

 

Confira algumas fotos do 3º Cepequinho.

 

Topo